“Einbildungsfähigkeit”, “Einbildungskraft” e “Imagination” na antropologia kantiana. Notas para uma dissociação terminológica

Fernando M. F. Silva

Resumen


Emergentes não raras vezes nas Lições de Antropologia de Kant, os termos “Einbildungskraft”, “Einbildungsfähigkeit” e “Imagination” são comummente tomados – e, prova maior disto mesmo, traduzidos – como um só. O presente artigo propõe-se pôr em causa e demonstrar a incorrecção desta abordagem. Bem pelo contrário, estamos em crer que, no âmbito da antropologia kantiana, em primeiro lugar, “faculdade de imaginação” e “capacidade de imaginação” não são uma e a mesma coisa, antes significam diferentes estratos, diferentes dimensões conceptuais na compreensão do processo de representação humana; em segundo lugar, também “faculdade de imaginação”, enquanto “Einbildungskraft”, não é o mesmo que o seu correspondente na “Imagination”, antes duas dimensões de um e o mesmo problema antropológico, o problema por excelência do acto de representar, que surge entre o mundo e o designar humano. Tais distinções, que, assim o cremos, requerem uma compreensão mas também uma tradução mais criteriosa do que até aqui, trazem a uma mais distinta luz o modo como Kant estrutura e ordena as diferentes fases do processo da imaginação humana, e salienta aquelas que, para o filósofo, são as diferentes potencialidades desta última.


Palabras clave


Kant, antropologia, representação, imaginação

Texto completo:

PDF HTML

Referencias


BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb (1739), Metaphysica, Halae Magdeburgicae: C. H. Hemmerde.

EISLER, Rudolf (1984), Kant-Lexikon, Hidesheim, Zürich, New York: Georg Olms Verlag. (K-L)

KANT, Immanuel (1901ff.), Gesammelte Schriften. Hrsg. Von der Königlich-Preussischen Akademie der Wissenschaften zu Berlin (Akademie-Ausgabe), Berlin: Georg Reimer. (AA)

SCHMID, Carl Christian Erhard (1798), Wörterbuch zum leichtern Gebrauch der Kantischen Schriften, hrsg. von Norbert Hinske, Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1996. (W)

WOLFF, Christian (1962-), Gesammelte Werke, hrsg. von Jean Ecole et al., Hildesheim, Georg Olms.




DOI (HTML): https://doi.org/10.5281/zenodo.6591061

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.
Utilizamos cookies propias y de terceros para realizar análisis de uso y de medición de nuestra web para mejorar nuestros servicios. Si continua navegando, consideramos que acepta su uso.


Creative Commons by-nc 3.0 Logo

ISSN: 2386-7655

URL: http://con-textoskantianos.net

  Scimago Journal & Country Rankscopus logo

 

DOAJ LogoErih Plus LogoCitefactor logoredib Logo

LatIndex LogoISOC Logo MIAR Logo
SHERPA/RoMEO Logo
MLA LogoZenodo Logo
ESCI LogoEBSCO LOGOWeb of Science